segunda-feira, 6 de maio de 2013

Canto coral, melhorando a qualidade de vida I



Os benefícios do canto coral

para a saúde do corpo e mente


(matéria publicada em 20/06/2012)
 

A música está sempre presente em todos os momentos da vida. E mais do que embalar doces lembranças, ela é capaz de trazer muitos benefícios para o corpo e a mente. Já está mais do que provado que a música reage de forma positiva no cérebro, e tocar instrumentos, fortalece e melhora a coordenação motora. Além disso, a música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico, reduzindo os sentimentos de ansiedade, solidão, e depressão, males que atingem a sociedade moderna, principalmente os idosos. Os Benefícios resultantes da mistura de inserção social e música, são muito comuns de serem encontradas no estilo canto coral, pois a música é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia. Outro detalhe muito importante, é que através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais.

“O canto coral surgiu no Brasil ainda no período colonial, sob a influência da corte europeia. Na época os cânticos para as missas nas igrejas, já eram inspirados em músicas elaboradas para grupos vocais das congregações existentes”, nos ensina Vito Nunziante Jr, Responsável pelo coral Cantar para Viver. Os corais são sinônimos de democracia, uma vez que todos se ajudam. Muito além de sua beleza, é um trabalho comunitário que traz benefícios para os integrantes, para as empresas que os organizam, e para a saúde de cada um. Prova viva disso é a Maria José Sanches,57, que depois de muitos anos de tentativa, conseguiu abandonar o cigarro, em troca de sua participação no Coral Cantar Para Viver

“A vontade de cantar, e o incentivo do Maestro Vito ajudou bastante. Sempre que falava de cigarro ele dizia para trocá-lo por um canto, e foi até que um dia abandonei de vez. Hoje tenho mais ar nos pulmões para conseguir sustentar  algumas notas mais longas”, conta Maria, que faz questão de declarar sua gratidão à música: “O coral hoje na minha vida, significa uma válvula de escape para vários problemas, minha saúde melhorou, hoje consigo viver mais tranquila, pois a música mexe não só com o corpo, mas também com a mente, e porque não dizer com a alma?”

Outro ponto muito positivo é fato de não haver destaques individuais nos corais. Todo o trabalho é feito em conjunto, trazendo bons momentos de confraternização e alegria. Os grupos estão abertos para todas as pessoas que querem fazer da música uma terapia, ou uma carreira. Hoje, é composto em sua maioria por senhoras com mais de 60 anos. 

“Houve relatos de pessoas que tiveram problemas de depressão, que eram fumantes e que foram curados em nossos encontros. O Coral é de certa forma, uma excelente terapia musical”, Explica o maestro Vito, que há 21 anos no mercado, trabalha com  quatro corais, divididos entre as Zonas Norte e Sul do Rio de Janeiro. O coral do maestro Vito acontece todas as quarta-feiras, a partir das 09h30, na Casa de Cultura Espaço de Artes de A a Z, na Tijuca.
 
 
 

Nenhum comentário: