quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Que no peito dos desafinados também bate um coração..."



 
 
 
 
  
 

Para os músicos a escuta e a percepção musical entram pelo âmbito da técnica, da habilidade de distinguir e corrigir as afinações, sempre que possível, e que correspondem às comparações entre frequências. Tentando traduzir do 'musiquês', é ter a habilidade para comparar se a relação entre a produção sonora e sua frequência emitidas por um instrumento ou voz estão compatíveis a uma outra referência sonora. No universo do canto, em especial do canto coral sempre ouvimos as seguintes afirmações: "Fulano é desafinado...", "A afinação está baixa...", etc.
 
Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu*

Daí vem uma questão: AFINADO em relação a quem? Ou a quê?

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical*

 
CALMA!!! Antes que eu passe por maluco ou inconseqüente, vamos refletir um pouco sobre o que é afinação. Em geral, quando pensamos no verbo 'afinar', pensamos em algumas coisas. Uma delas diz respeito a afinizar-se: " Eu me afino com Fulano...". Outra situação que podemos pensar é quando deixamos algo mais preciso, como afinar a ponta de um lápis, por exemplo. Numa pesquisa rápida, encontrei:

afinar
v.t. Tornar fino.
Metalurgia: Purificar.
Fig. Apurar: afinar a sensibilidade.
Música: Regular os sons de um instrumento pelo diapasão.
Harmonizar vários instrumentos ou vozes e instrumentos entre si.

Pois bem, podemos utilizar essas definições de várias maneiras e o significado mais imediato que relacionamos é o musical. Regular os sons a partir de um diapasão ou harmonizar vários instrumentos ou vozes entre si. Utilizamos para tal o diapasão, que é uma ferramenta indispensável para o músico e que serve de referência para estabelecermos um critério de afinação. Esse critério, porém, foi imposto por um grupo (ou vários) de músicos no passado, e é claro que teve sua função, do ponto de vista artístico e estético.
Mas... encontramos aqui e ali um ou outro  ser humano desprovido de uma habilidade vocal naturalmente desenvolvida e que possui muita dificuldade em relação à afinação e seu processo musical e estético, o chamado desafinado. 

Podemos listar alguns tipos de desafinados, sendo o mais popular aquele que não consegue emitir e/ou repetir uma mesma melodia proposta por outra pessoa. Existem também aqueles que são desafinados rítmicos, que não conseguem seguir um determinado ritmo ou não conseguem repetí-lo – são os ‘atravessadores’ de tempo numa roda de samba, por exemplo. 

Quando eu vou cantar, você não deixa
E sempre vêm a mesma queixa
Diz que eu desafino, que eu não sei cantar
Você é tão bonita, mas tua beleza também pode se enganar*

Afinal, por que algumas pessoas são desafinadas?
Salvo se existir alguma patologia motora ou vocal presente, existem algumas situações em que uma pessoa pode ser considerada desafinada.
A primeira delas e a mais comum ocorre quando o candidato a desafinado não tem uma história musical ou vocal anterior. São aquelas pessoas que nunca cantaram sistematicamente e/ou nunca tiveram uma vivência musical dirigida. Nesse caso, com uma orientação musical e vocal adequados, nosso desafinado passa a afinar.
Outra situação acontece quando a atenção e concentração não fazem parte da prática vocal ou musical de uma pessoa. A afinação é construída, e sem esses pré-requisitos (atenção e concentração) o trabalho fica prejudicado.
A terceira situação pode ocorrer quando uma pessoa é exageradamente tímida e sua voz não atinge as freqüências mais agudas, por exemplo. São pessoas que falam muito baixo e quando cantam, mal se escuta. Para esta situação, exercícios voltados à desinibição tendem a ajudar. 

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração*
 

Outra situação muito comum acontece quando não sabemos exatamente o que cantar, quais os sons... eles são construídos mentalmente antes de emiti-los instrumentalmente ou vocalmente. Se conseguirmos reproduzir uma seqüência sonora ou melodia mentalmente, provavelmente estaremos construindo um padrão de afinação coerente.
Claro que a afinação está intimamente ligada à tradição de uma cultura e, se lembrarmos que povos ou comunidades que têm o hábito de cantar em geral pessoas vindas desses grupos tendem a  possuir uma afinação melhor desenvolvida.

De qualquer maneira, situações em que a afinação está comprometida estão diretamente ligadas à percepção auditiva, à escuta e a prática de ouvir. E para tal, necessitamos de atenção, disponibilidade e vontade para percebermos a desafinação e depois corrigi-la.

Criar um canal de comunicação entre o emissor e o receptor é condição sine qua non para se trabalhar a afinação. Se estivermos abertos para a escuta e disponíveis para as orientações, provavelmente criaremos um ambiente ideal para entrarmos neste universo ao mesmo tempo simples, mas que exige cuidados muito especiais.
 
Só não poderá falar assim do meu amor
Este é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados também bate um coração*

 
*Trechos da música Desafinado de Tom Jobim
       
 
 
 

Nenhum comentário: