quarta-feira, 27 de março de 2013

(IM)POSSIBILIDADES VOCAIS


            Nosso meio de comunicação mais imediato e o primeiro a ser aprendido e utilizado, como todos sabemos, é a voz. Ela nos apresenta ao mundo e manifesta nossos desejos fisiológicos - como no choro de um bebê quando sente fome, frio ou dor - e nossos desejos emocionais, na forma de idéias e pensamentos. Dependemos desse meio eficiente de comunicação mais do que imaginamos e só percebemos isso quando ele nos falta. Parece óbvio, mas somente quando perdemos a voz por alguma razão, notamos o quanto ela é importante para nosso dia-a-dia. Ficar sem voz significa muito mais do que não conseguir emitir um som e pode representar também a impossibilidade de expressar idéias, manifestar nossos desejos e necessidades.
            Em geral, a perda da voz ou uma rouquidão temporária estão associadas a uma inflamação das cordas vocais que normalmente traz a sensação de garganta seca e dolorida. Quando uma rouquidão demora a passar e persiste durante várias semanas ou for algo crônico, poderá ser um sintoma de um problema mais grave. Neste caso, procure o mais rápido possível um médico.
Duas causas podem ser responsáveis pela rouquidão ou perda da voz. A primeira pode acontecer devido ao uso excessivo ou inadequado do aparelho fonador. Alguém que tem o hábito de gritar demais ou falar muito tempo sem um cuidado mínimo com a voz corre o risco de ter as cordas vocais inchadas e estas não conseguem mover normalmente. Uma segunda causa de rouquidão pode estar associada a infecções virais do sistema respiratório - gripes, constipações, etc. Uma vez infectada, a membrana da mucosa que cobre as cordas vocais ficam irritadas e inchadas.
Existe ainda uma outra causa, esta do ponto de vista emocional. Algumas pessoas podem apresentar rouquidão ou perda de voz momentâneas quando são colocadas em alguma situação limite e não estão aptas a enfrentá-la, como falar em público, por exemplo. São inúmeras as possibilidades e cada caso é único, não sendo possível uma fórmula mágica para resolver este ou aquele caso.
O mais importante é ficar atento aos sinais do corpo, neste caso, a voz. Qualquer sintoma persistente, procure um especialista.
 

Nenhum comentário: